As Origens
“O Clube Desportivo da Ribeira Brava nasceu praticamente com o concelho e por iniciativa do visconde da Ribeira Brava em 18 de outubro de 1914”. Sendo que nas primeiras décadas de vida do concelho, realizaram-se vários jogos esporádicos e torneios com equipas deste concelho e de outras localidades, principalmente do Funchal, Câmara de Lobos e Ponta do Sol, nos momentos de festas e arraiais. Eram frequentes as carreiras dos barcos entre o Funchal e a Ribeira Brava, o que facilitava o intercâmbio desportivo. Ao longo dos anos foram surgindo várias equipas de Futebol na Ribeira Brava, sendo as mais conhecidas a União Futebol Clube, o Sporting Club e o Académico Futebol Clube.
Fundação
Existem 3 datas de início do Clube Desportivo Ribeira Brava (CDRB):

· 18-10-1914 – Esta data é mencionada por João Adriano Ribeiro, como início do CDRB, no Livro RIBEIRA BRAVA – Subsídios para a História do Concelho;

· 18-10-1938 – Em alguns documentos consta como data de fundação. Nesse ano foi a primeira vez que os campeonatos nacionais de futebol da 1ª e 2ª Divisão foram organizados nos moldes atuais, anteriormente a 1938, o “campeonato” seguia um molde equivalente à Taça de Portugal.

· 18-10-1961 – É a data oficial da fundação do CDRB, embora o Clube já existia como coletividade desportiva muito antes desta data.

Os primeiros estatutos do CDRB deram entrada no Ministério da Educação Nacional a 15 de junho de 1961, sendo aprovados no dia 18-10-1961. Nos estatutos aprovados nessa data, ficou estabelecido que “contar-se-á como data da fundação o dia da aprovação oficial dos estatutos”. Neste sentido, a data oficial da fundação é o dia 18-10-1961. De referir, que a existência do Clube como associação organizada, com sede, emblema e estatutos próprios, apenas ocorreu na referida data, devido a imperativos de participar nos Campeonatos Regionais de Futebol.

Emblema
Segundo alguns sócios ribeirabravenses mais velhos, o atual Clube Desportivo da Ribeira Brava nasceu da fusão entre o Académica e o Sporting da Ribeira Brava. Por esse motivo, o emblema do Clube tem o formato idêntico ao da Académica de Coimbra e as cores verdes do Sporting. No entanto, outras pessoas dizem que o emblema nada teve a ver com o Sporting e Académica. Saúl Lopes de Gouveia foi quem desenhou o emblema do CDRB conforme o seu gosto.
Equipamento
O primeiro equipamento do CDRB tinha camisola com riscas oblíquas, posteriormente passou a riscas verticais verdes e brancas, também foi adotado um equipamento axadrezado, do género do Boavista, com quadrados verdes e brancos.
Primeiro Jogo oficial

Em 1963 o CDRB já disputava a sua 4ª época de Futebol, mas só nesse ano iniciou a sua época oficial.

Gonçalves, J.L.R. (2008), refere que segundo notícia publicada no Boletim Paroquial da Igreja da Ribeira Brava: “Oficialmente o Clube Desportivo da Ribeira Brava iniciou as suas actividades desportivas no dia 21 de Março de 1963, num desafio efectuado com a equipa do Clube de Futebol de São João.”

Inicialmente o CDRB apenas tinha uma equipa de seniores. Sendo que a partir de 1978/1979 começaram a formar-se as equipas juniores.

O Estádio Municipal da Ribeira Brava

Em 1952 foi inaugurado o campo de jogos Municipal da Ribeira Brava, situado à beira mar, a sul da avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Este campo foi destruído num aluvião em 9 de janeiro de 1970. Durante uma enchente a ribeira arrastou e destruiu o campo. Era um campo onde se realizavam jogos de 7 jogadores contra outros 7 e era marcado com cal.

Quando o CDRB iniciou a sua atividade nos campeonatos oficiais em 1962/1963, o campo de jogos utilizado era no Liceu do Funchal, já que o Campo do Calhau não reunia as condições mínimas de espaço. Era no campo do Liceu no Funchal, onde habitualmente jogavam a maior parte das equipas.

Em 1973 foi inaugurado o Campo Municipal da Ribeira Brava situado na Estrada Regional 104 com lotação para 2500 lugares. No entanto, apenas na época de 1976/1977 o CDRB começou a jogar para o campeonato no seu Campo de Jogos. Nesse mesmo ano, o CDRB foi campeão sem derrotas na II Divisão Regional.

Em virtude da subida do CDRB para a II Divisão B Nacional em 1999, ao piso de terra batida foi aplicado um relvado sintético.

Em 23 de abril de 2017 foram inauguradas as obras de requalificação no recinto e este passou a ter a denominação de Estádio Municipal da Ribeira Brava

sede

A antiga sede do CDRB situava-se na Rua dos Camachos nº15 na Vila da Ribeira Brava, junto a Igreja Matriz da Ribeira Brava, embora a primeira secção Desportiva funcionou no nº 34 da Rua do Visconde na Ribeira Brava.

Segundo Gonçalves, J.L.R. (2008), referenciando o Boletim Paroquial da Igreja da Ribeira Brava “no dia 17 de janeiro de 1966 foram inauguradas as novas instalações da Secção Desportiva do CDRB. O novo equipamento que se compõe de um salão com bilhar e mesa de Ping-Pong, uma sala para diversos jogos, duches com água quente e fria e instalações sanitárias”

A atual sede localiza-se na Estrada Regional 104, na Ribeira Brava. Esta sede foi iniciada pelo Presidente Luís Mendes, no entanto, este acabou por falecer de morte súbita no dia 01-01-1987. As obras da sede foram retomadas pelo Presidente Ismael Fernandes, sendo a nova sede inaugurada no dia 17-03-1989.

De salientar, que a sede foi contruída com o apoio massivo dos sócios e habitantes do concelho da Ribeira Brava, sem esquecer o apoio significativo dos emigrantes. Os apoios foram em dinheiro ou em espécies, inclusive consta uma listagem de vários alimentos que foram utilizados para trabalhadores e convívios durante a construção da sede ou produtos que foram vendidos para ajuda das despesas. Foram também decisivos os apoios das empresas da construção que cederam materiais ou emprestaram instalações para a construção de blocos de cimento e outros apoios.

Outras modalidades

O CDRB para além do Futebol masculino, também desenvolveu outras modalidades desportivas, nomeadamente o Atletismo, o Futebol feminino, o Basquetebol, o Andebol, a Patinagem Artística e Corridas em Patins, o Badminton, o Karaté e o Automobilismo.

Ao nível do Automobilismo, o CDRB organizou durante vários anos os Ralis Costa Noroeste e Luís Mendes integrados no Campeonato de Ralis desde 1988. Inicialmente o CDRB começou a organizar o Rali juntamente com o “Clube 100 à hora”, uma vez que o CDRB não tinha alvará próprio. Posteriormente o CDRB passou a realizar o Rali com o Clube Sport Marítimo. Só quando o CDRB adquiriu alvará próprio passou a organizar por sua conta própria o Rali.

O Rali foi sempre realizado desde 1988 até ao ano 2004. Inicialmente chamava-se Rali da Costa Noroeste, sendo que após a morte de Luís Mendes (01-01-1987), passou a chamar-se Rali Luís Mendes.

O Dr. José Luís Andrade foi o Presidente da Comissão Organizadora dos vários Ralis realizados pelo CDRB.

Entidade Formadora Certificada

O CDRB foi considerado pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora Certificada para o Futebol masculino com 3 estrelas na época de 2019/2020.